De um lado, a pianista Cristiane Bloes, neta do saudoso Alcindo Lopes de Almeida e Miriam Lucy Válio de Almeida, esta filha do major.
Foi premiada em diversos concursos como solista e camerista com destaque para o “X Prêmio Eldorado de Música” em que obteve premiação com o “Duo Sonâncias” (piano e percussão) e o primeiro lugar na 1ª Edição do Concurso de Nacional de Piano de Música Brasileira Spartaco Rossi (Tatuí-1994). Mestre em Música e Bacharel em piano pela Unesp-SP, é também formada em piano erudito e popular pelo Conservatório de Tatuí.
Discípula de Catarina Domenici, Beatriz Balzi, Homero Magalhães, André Rangel, Peter Dausberg (música de câmara), atuou como pianista convidada em diversos eventos internacionais destacando-se em todas as edições do Encontro Internacional de Flautistas e Percussionistas do Conservatório de Tatuí.
Acompanhou renomados instrumentistas como os flautistas Daniela Troiani (Itália), Michel Hazel (Alemanha), Felix Hengli (Suíça), Vieri Botazzini (Itália), Victor Mendoza (vibrafone-EUA), Daniel Barry (trompete - EUA), Miguel Villafruela (saxofone – Chile) entre outros.
Gravou vários CDs destacando-se o CD “Raros e Inéditos” (prêmio APCA de Música de 1996), acompanhando Zizi Possi, Ney Matogrosso, Carlos Vergueiro e Virgínia Rosa.
Gravou nove CDs institucionais produzidos pelo Conservatório de Tatuí atuando com os principais grupos da instituição.
Tocou sob regência de Edson Beltrami, Dario Sotelo, A. C. Neves Campos, Adriano Machado, John Boudler (EUA), Ciro Pereira, Lazlo Marosi (Hungria) e Dwight Satterwhite (EUA). Acompanhou, também, nomes da música popular como Leila Pinheiro, Toquinho, Altamiro Carrilho, Francis Hime, Alceu Valença e os ingleses Alice Cooper, Joe Henderson e Alan Parsons.
No ano de 2007, realizou a estréia nas Américas do “Concerto nº 1 para piano e Sopros” do compositor húngaro Frigyes Hidas solando frente à Orquestra de Sopros Brasileira com regência de Lazlo Marosi (Hungria) e em 2010 realizou a estréia latino-americana do Concerto para Piano, Sopros e Percussão de David Ghilingham sob regência de Dario Sotelo.
É coordenadora e professora da Área de Piano do Conservatório de Tatuí.
Desde 2009, coordena o Encontro Internacional de Pianistas do Conservatório de Tatuí e Concurso Nacional de Música Brasileira Maestro Spartaco Rossi.
É pianista titular da Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí.
Fonte: Coreto paulista
De outro lado, seu irmão, o flautista, Otávio Fernando Bloes.
Otávio Fernando Bloes é pós-graduado em Educação Musical pela Faculdade Paulista de Artes e diplomado em flauta transversal pelo Conservatório de Tatuí, atua intensamente tanto na área artística quanto pedagógica.
Atuou como flautista principal de várias orquestras e grupos camerísticos, tocando sob a regência de ilustres nomes como Eleazar de Carvalho (Brasil), Dante Anzolini (Argentina), Lazlo Marosi (Hungria) e Roberto Minckzuk (Brasil).
Em 2005, atuou como músico convidado da Osesp (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo).
Como solista, destacam-se as execuções dos Concertos Jacques Ibert e Khachaturian, sob regência dos maestros Daniel Havens (EUA/BRA) e Felix Hauswirth (Suíça).
Participou da gravação de um DVD e 14 Cds de finalidade institucional promovidos pelo Conservatório de Tatuí.
Dentre os prêmios obtidos em concursos, destacam-se duas indicações ao “Prêmio Weril” para solistas; III Concurso de Flautistas da Faculdade de Música da Universidade São Judas Tadeu; Jovens Solistas “Osinpa” (Orquestra Sinfônica do Paraná); além de ter sido finalista do “X Prêmio Eldorado de Música”.
Participou de recitais em diversos eventos, dentre os quais se destacam o I, II, e III Encontro Internacional de Flautistas (Tatuí), tendo atuado, em 2004, como solista frente à Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí ao lado dos flautistas Vieri Botazzini (Itália) e Ângela Jones (USA).
Na área pedagógica, ministrou aulas no “29º Festival de Inverno de Campos do Jordão” (núcleo Tatuí), I e II Curso de Férias de Tatuí, III Semana da Música da Universidade de Uberlândia-MG (2004), Pró Bandas - Oficinas Técnicas para Maestros e Músicos de Banda (oito edições), entre outros.
É coordenador da área de Sopros – Madeiras - no Conservatório de Tatuí e Chefe de Naipe de Flautas da Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí.
Fonte: Coreto Paulista.
OBS:
Ambos são netos do casal Miriam Lucy Valio de Almeida, filha do Major Luiz Válio e Cirila Nogueira Válio/Alcindo Lopes de Almeida, falecido em 2004, residentes em Capão Bonito.