domingo, 19 de novembro de 2017

O FALECIMENTO DA PROFESSORA ARILDA VILHENA VALIO

O IESB ESTÁ EM LUTO: FALECE A PROFESSORA ARILDA VILHENA VALIO

Um dia, à tarde, ela chegou na 902 Sul, onde o IESB começou, e me disse: "Vim ajudar você! Vim ser sua Secretária Geral!" Após abraçá-la, respondi: "Não tenho dinheiro para pagar o salário que a Senhora merece”. Ela me respondeu: "Já tenho minha aposentadoria, me pague R$2.500,00 que está ótimo!" Foi assim que ela começou a ajudar essa instituição, que tinha apenas 320 alunos e hoje tem mais de 18 mil.
Conheci a Professora Arilda quando cheguei em Brasília, vinda de Arapongas, Estado do Paraná, em 1966. 
Ela era a poderosíssima Secretária Geral da Universidade de Brasília, uma mulher jovem, bonita, sempre elegante, rápida para tomar decisões, inteligente que sabia o que era melhor para os alunos que a amavam e respeitavam.
Eu cursava Pedagogia no Paraná e vim transferida para a UnB. Ela me disse com firmeza e tranquilidade: "Nós ainda não temos o curso de Pedagogia, você vai para o Curso de Psicologia!" E assim ela mudou o rumo da minha vida.
Os anos foram passando, ela foi Secretária Geral do Ceub, da UDF, ocupou posições de destaque e foi, também, Assessora do Secretário de Educação Superior Edson Machado de Sousa.
Em seguida, ele foi ser Secretário de Ciência e Tecnologia (atual Ministério da Ciência e Tecnologia) e a convidou para ser sua Chefe de Gabinete. 
Depois que Edson renunciou ao cargo, Professora Arilda continuou como Chefe de Gabinete de mais dois Ministros da Ciência e Tecnologia. 
E, de repente, aos 77 anos, foi me visitar para me "informar" que seria a Secretária Geral do IESB. 
Com toda a sua competência e liderança resolvia os problemas acadêmicos dos alunos do IESB e viu a faculdade crescer e se tornar forte. 
Depois, resolveu se aposentar. 
Uns quatro anos atrás, diante de um público grande no Museu da República, foi homenageada como "Aluna Honorária". 
Esse título é concedido para pessoas que ajudaram no crescimento do IESB. 
São pessoas que servem de modelo e exemplo para nossos alunos. 
Embora tenham se formado em outras instituições, teríamos muito orgulho e gostaríamos muito que elas tivessem sido alunas do IESB. 
Por isso, recebem solenemente o diploma de Alunos Honorários.
Na última quarta-feira, 06/01, a nossa querida Professora Arilda foi embora...
Deixa, em cada um de nós, uma saudade imensa e a lembrança de alguém que mudou e melhorou a vida de muitos alunos em todas as instituições por onde passou! 
Nossos sentimentos a todos os seus familiares.
O IESB está de luto e com saudades imensas dentro dos nossos corações!
Drª Eda Coutinho
Reitora do Centro Universitário IESB