terça-feira, 17 de setembro de 2013

VICENTE VALIO

Deu no Estadão do dia 31 de maio de 1.899 que um dos seus filhos fraturou a tíbia ao saltar e cair do trem já em movimento, em Sorocaba, onde residiam.
Deve ter sido o seu filho Eduardo, que se casou com Luzia Iorio, irmã de Elyseu Iorio, no ano de 1.906.

DEU NO JORNAL "ESTADÃO":

Deu no jornal "Estadão", do dia 04 de abril de 1.902, a nota sobre o falecimento de Anna Maria de Bôno Giudice, ou simplesmente Anna Maria Valio, esposa de Dom Francisco Domingos Vito Paschoal Valio Tombetti, ou simplesmente Francisco Domingos Valio, patriarcas dos Valio no Brasil, passamento esse que ocorreu no dia 29 de março de 1.902, às 03 horas da madrugada, em São Miguel Arcanjo.
A nota, na seção de falecimentos do jornal acha-se assim descrita:
" Na Villa de São Miguel Archanjo, a veneranda senhora d. Anna Maria Valio, mãe dos srs. José e Elias Valio."
Não sabemos quem enviou a notícia, mas quem o fez não se lembrou que ela tinha outros dois filhos: Luiz, morador em São Miguel Arcanjo, e Vicência, em Botucatu.

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

UM OUTRO JOSÉ VALIO


Notícia no jornal Estadão, edição de 23 de abril de 1.906, diz que EM SOROCABA havia falecido o menino VICTOR MARINO, FILHO DE JOSÉ VALIO.
Acho que então descobrimos alguma coisa sobre o quarto filho de Domingos Trombetti e Anna Maria de Bôno Giudice, que vieram de Santa Marina, Itália, para residirem em São Miguel Arcanjo. 
De Sorocaba a família passou a residir em São Paulo.
O falecimento de José Valio aconteceu em abril de 1.921 e sua missa de sétimo dia foi celebrada na igreja do Mosteiro de São Bento, em 2 de maio de 1.921.
Deixou os filhos: Pedrina Valio Guimarães, casada com Zeferino de Freitas Guimarães; Julieta Valio Bierrembach, casada com João Bierrembach de Lima; Elisa, Zilda, Antonio e Romeu Valio.
Na época, os netos: Lygia, Zayra, Armando e Mário de Freitas Guimarães e também Ruth Bierrembach de Lima.
O filho de José Valio, Romeu Valio, casou-se com Anita Valio, grande ceramista de Uberaba, filha de fazendeiros da região do Triângulo Mineiro; após o casamento, transferiu-se para Uberaba, onde tornou-se comerciante. O casal tem dois filhos. A esposa dele teve uma página no Estadão falando sobre a sua arte no ano de 1.967.



JOSÉ VALIO

Era médico em Itapetininga.
A foto faz parte do acervo de Luiza Valio.
No ano de 1.939, foi nomeado para exercer as funções de auxiliar de fiscalização de impostos e taxas na Fazenda do Estado.
Casado com Neilde de Almeida Valio, com quem teve os filhos: Marcelo de Almeida Valio, que se casou com Cristina Valio; Reinaldo de Almeida Valio; e Adriana de Almeida Valio. 
Por ocasião do seu falecimento, o qual se deu em setembro de 1.984, aos 63 anos de idade, os filhos Reinaldo e Adriana eram solteiros.
A nota foi publicada no dia 13 de setembro de 1.984 no Estadão.
OBS: Marcelo tornou-se médico, como o pai. É nutrólogo e especialista em Medicina Funcional. Reside em Presidente Prudente.