Gabriel Valio nasceu em Pilar aos 5 de outubro de 1904 e foi batizado na Igreja do Bom Jesus do Bom Fim, em Pilar, pelo Padre Dionysio Perini; os padrinhos foram Gabriel Ferreira de Medeiros e Veneranda Maria Vieira.
Casou-se aos 06 de abril de 1929 em cerimônia realizada pelo Padre Cetano Jovino na mesma igreja com Maria da Conceição, filha de João de Paula Rosa (João Paulino) e de Rita Maria de Jesus(Rita Seabra).
Prestou seus serviços em Pilar do Sul como subdelegado em 1.935, Vereador( LEGISLATURA 1937 - 1947), Prefeito 1952-1955 e 1960-1963, Delegado de Polícia, militante político e Maestro.
Prefeito Gabriel Válio, sentado o terceiro da esquerda para a direita.
Gabriel Válio candidato à Vereador em 1956
Prefeito em 1955, concedeu um empréstimo para que a Corporação Musical Lira Pilarense, o maior patrimônio cultural da cidade, ainda hoje em atividade, pudesse construir sua sede própria.
Figura, ao lado de Ângelo Amassalas, Leopoldo Vieira, Durvalino da Costa e Silva e Adelino Adão Caetano como um dos principais maestros da cidade em todos os tempos.
No ano de 1930 a Corporação Musical Lira Pilarense contava com os seguintes músicos: Gabriel Valio (Bombardino), Brasilino Valio(Clarinete), Ângelo Valio (Trombone de Canto), Lázaro Pereira das Neves (Trompa Harmonia), Benedito Pereira (Trombone Harmonia), Augusto Rodrigues (sax harmonia), Benedito Joana (que auxiliava como trombone de harmonia ou de canto, conforme precisava), Batista Ferreira (1º Piston), Acácio Adão (2º Piston), Brasilino de Moraes Rosa (Clarinete), Joaquim Ferreira (prateleiro), Raimundo Moraes Rosa (Bumbeiro), Benedito da Marinha (Caixista), Francisco Domingues (Baixista), também tinha Eugênio Teodoro Sobrinho, que era clarinetista e ajudava muito a Banda, dando serviços para alguns músicos em sua Sapataria, tinha também o Durvalino Costa e Silva, Ludgero Costa e Silva e Ireno Costa e Silva, cunhados de Eugênio Teodoro Sobrinho, que eram Professores em Itapetininga.
A Praça onde foi construído um relógio de sol empresta seu nome; chama-se Praça "Gabriel Válio".
Justa homenagem a um filho que tanto amou sua terra e sua gente.
Casado com Maria Conceição, que também empresta seu nome a um logradouro público em Pilar do Sul, tiveram os filhos:
1. Benedito Valio(Didi), já falecido;
2. Jairo Valio;
3. Denis Valio;
4. Maria José Valio(Mariazinha);
5. Therezinha Aparecida Valio Corrêa(Tere Válio).
DIDI; JAIRO; DENIS E MARIA.
DIDI VÁLIO AO CENTRO
GABRIEL E CONCEIÇÃO VÁLIO
Comemoração de Bodas de Ouro de João Batista de Paula e Branca Sammarco com a presença do casal Gabriel Válio e Conceição; da esquerda para direita Gabriel, Conceição, Batista, Branca, Margarida, Zizi e Mathilde.
NETOS DE GABRIEL VÁLIO E CONCEIÇÃO; DA ESQUERDA PARA DIREITA: FÁTIMA; VICENTE; GABRIEL; ROBERTO E REGINA.
DE CAMISETA RISCADA E RECEBENDO OS PRIMOS VISITANTES QUE VINHAM DA CIDADE GRANDE, ESTE LUIZ PROENÇA - FOTO DE 1968.
Caminhos do Sertão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário