Neto do casal Brasilino Válio ( maçom, de Pilar do Sul) e Carmela de Moraes Cunha, José Válio Perpétuo era filho de Mariquinha Válio, que se casou com Irineu Perpétuo.
Funcionário graduado das
Indústrias Matarazzo, c asou-se com Maria José Válio Perpétuo e faleceu ainda jovem em 1962, deixando-a com 7 filhos e grávida do último, Eduardo Válio Perpétuo, o "Duca".
Maria José era professora e diretora de escola em Rancharia.
Muito religiosa, sempre foi exemplo de mulher.
Seu filho José Luiz Válio Perpétuo montou, no início da década de 60, um time de moleques, conhecido como “Matarazzinho”, onde ele era a estrela e o melhor jogador.
José Luiz casou com uma ranchariense, Sônia Sobral, com quem teve dois filhos e foram morar em Foz do Iguaçu na época da construção da Usina de Itaipu.
Ficaram por lá.
José Luiz faleceu no dia 04 de março de 2010 e foi sepultado em Rancharia.
O Ginásio Estadual de Rancharia foi criado em 24 de fevereiro de 1948 e a sua instalação se deu em março, no prédio de número 661 da rua Marcílio Dias.
No início eram cinco classes e a primeira diretora foi a professora Zuleika Nunes de Siqueira.
Os primeiros professores: Péricles Rolim (História Geral e do Brasil), Luci Amaral Santana (Latim), Brasilina Gianini (Geografia Geral e do Brasil), Célia Brando Felinto (Inglês), Fábio Amaral Franco (Educação Física Masculina), Alice Amaral (Educação Física Feminina), Ivone Caldas Amaro (Desenho) e Rafael Augusto de Souza Campos (Português).
A primeira secretária da escola foi Helena Peterlini Ruiz.
Em 1950, a escola é transformada em colégio; três anos depois, é autorizado o funcionamento do Curso Normal e a escola passa a chamar-se Colégio Estadual e Escola Normal de Rancharia.
Entre os diretores que passaram pela escola estão: Helena Rocha Achôa, Marcelo Bourg, Benedito Pires de Almeida, Fábio Amaral Franco, Wilson de Camargo Lima, Esther Barbosa Sanchez, Tsutaka Watanabe, Vera Lúcia Zorzetto, Marilza de Souza Castro, Maria Aparecida Guiraldelo de Oliveira, Armando Netto, Dulce Beatriz de Oliveira Meloti, Idejane Maria dos Santo Mussolini, Delto Albino Wiesel, Cinira Fregolente Alves, Edi Maria Bossoni Morari e Cristina Valio Perpétuo, além da coordenadora pedagógica Nina Sloboticov Silva.
site da Emubra.
Em 19 de abril de 1932, de acordo com ato publicado no Diário Oficial do Estado, é criado o Grupo Escolar de Rancharia.
Contando com a ajuda da população, o prédio próprio foi instalado em 13 de maio desse mesmo ano. Possuía duas classes, a diretoria e a portaria.
À solenidade de inauguração compareceram pessoas de destaque da comunidade, tais como: Guilherme da Silveira Mello, José Pereira, José Januário da Silva, Luiz Antunes de Araújo, Valentim Máximo de Souza, José Bacco, Luiz Bacco, doutor Benedito Martins Barbosa, Guilherme Fouyer, José de Souza, Jorge Miguel, Francisco Correa, Luiz Flávio, Tetsuo Zurique, Carlos Filinto e outros.
Os primeiros profissionais da escola:
professor João Teixeira (diretor), professores Araci Campos, Nair Campos, José Apolinário Neves e Rita Leite Neves.
O servente era o senhor Valeriano de Souza.
Na ocasião era delegado escolar da região o professor Milton Tolosa e o inspetor escolar chamava-se professor Francisco Freire.
Em 1936, a prefeitura de Rancharia doou um terreno na vila Lucant, na rua Marcílio Dias, 440, para a construção do novo prédio do Grupo Escolar que foi inaugurado em
1º de julho de 1942.
Era diretor da escola o professor Ireno da Costa e Silva e entre os professores estavam: Maria Aparecida Santos Gomes, Jovina Nogueira, Maria Ceará da Silva e Maria Aparecida da Silva.
Em 1950, o Grupo Escolar de Rancharia recebeu o nome de Grupo Escolar José Giorgi. Mas na seqüência, devido o decreto 19.673, publicado em 25 de agosto de 1950, passou a ser denominado Grupo Escolar Doutor Júlio Lucant.
Entre os diretores que passaram por esta escola estão: João Teixeira, Dagmar Costa, Paulo Pinheiro, Rodrigo Pimenta, Ireno da Costa e Silva, Hélio Hoffman, José da Rocha Cupido, João Batista de Carvalho, Osvaldo Ramos de Castro, Rubens José Colombi Rodrigues, Geraldo Rapassi Escabelo, Dirceu Ferraz do Valle, Osvaldo Olmedo, Alice do Amaral Martins, Maria José Válio Perpétuo, Said Alli, Maria Aparecida Centeio de Araújo, Marina Olveira Bruno, Maria Helena Rodrigues (1982), Aldina Trevisan Martins.
No ano de 1976, a escola passou a denominar-se Escola Estadual de Primeiro Grau Doutor Júlio Lucant, pelo ato de criação e resolução SE 19.176 de 23, publicada a 24 de janeiro de 1976.
site da Emubra.
Boa tarde..... vc conhece a Cristina Valio Perpetuo formada em Ed Física
ResponderExcluir