sexta-feira, 29 de março de 2013

MAIS DESCENDÊNCIA VALIO


Com Tio Zé, Therezinha Aparecida Válio Corrêa, Ricardo Valio, Jairo Valio, Andrea Valio, Benedito Valio, Vô Didi, Maristela Moreira Valio Moreira Valio, Fábio Válio de Camargo, Vó Thereza, Tia Maria, Gabriel Valio Neto "4ever" e Helia.


DESCENDÊNCIA VALIO



Gabriel Valio, o primeiro da direita.



Marcos Valio



Marcos Valio e o pai Adelino



Adriana Valio - no centro



Tereza Valio e Adriana



Adriana Valio e esposo Roney Gustavo Maciel 



Cristiane dos Reis Valio




Roberta Valio, no centro.



Tereza Luiza Valio e filhos



Sílvio Henrique Valio



Stefano Torres Valio



À direita, Mara Torres Valio e Luis Cláudio Valio



À direita, Rachel Valio



Ricardo Valio é casado com Andrea Valio - abaixo.
Moram em Sorocaba.




O casal Ricardo e Andrea Valio


segunda-feira, 18 de março de 2013

DE WALTER RODRIGUES FILHO:




Tenho muitos amigos petistas e ex-petistas. Apoiei muitos políticos do PT e me relaciono com eles diuturnamente.
Isso nada tem a ver com o que passo a discorrer adiante.
O PT foi criado sob a inspiração de que a classe trabalhadora deveria ter voz ativa na política nacional.
Lá nos idos dos anos 70, Lula, operário e sindicalista foi escolhido por suas qualificações para liderar esse movimento que resultou na fundação do PT – Partido dos Trabalhadores.
O PT inspirou muita gente, deu coragem a outras tantas, deu alento e esperança a uma grande massa da população que era esquecida de forma recorrente pelos Governantes, ocupantes episódicos do poder extravagante da Administração Pública.
O PT perseverou e conquistou muito poder em sua caminhada para o Planalto.
O PT não dominava as estruturas financiadoras tradicionais e só chegou ao Poder com o poder da SALIVA, discursando o bom discurso.
Assim foram eleitos as principais lideranças do Partido dos Trabalhadores.
Até chegar ao Planalto.

Quando chegou ao Planalto, Lula muito fez pelo Povo, mesmo que tenha “surfado” as águas de Fernando Henrique, isso pouco importa pois o que estamos aqui enfocando é a conduta certa e não suas fontes inspiradoras (de FHC).

O PT sempre foi um partido com poucos quadros aptos a ocupar a administração pública e isso sempre foi uma preocupação do PT. O partido sempre imprimou esforço para capacitar quadros, para identificar pessoas aptas e que se identificavam ideologicamente com o programa partidário.

Mas daí aconteceu…

Aconteceu o que eu sempre escrevi que aconteceria: – muita gente ali dentro do PT esqueceu o discurso e começou a usar do mesmo instrumental odioso para se perpetuar no poder.

Começaram por “aparelhar” a administração pública em todos os níveis. TODOS! Pouco importava o mérito ou aptidão técnica para o desempenho da função, o que importava era se a pessoa usava ou não o “botton” do partido.

Ou seja, o PT se perdeu, se lambusou com o Poder e resolveu apelar para as práticas, justamente aquelas, que sempre repudiou e que sempre manifestou em seu discurso.

Lula foi herói e foi vítima do próprio PT. Foi herói quando enfrentou a dureza em seus primeiros momentos e foi vítima quando acabou por se sujeitar ao “esquemão”. Pouco importa se ele sabia ou não sabia dos desmandos e se é vítima ciente ou inconsciente. O que importa é que o PT criou e está matando o seu maior símbolo, o maior e mais expressivo de seus representantes: – o Presidente Lula.

Se o PT não tomar “tento” e perceber que seu declínio é uma realidade e assim mesmo não repensar seu discurso e suas práticas, acabará por ser mais um dentre tantos partidos sem identidade, sem contornos e sempre reféns do Governo de plantão.

O julgamento do Mensalão marca esse momento e insto meus amigos, parceiros e demais simpatizantes do PT a refletir profundamente sobre o momento e o futuro.

Tudo isso visando um Brasil melhor e mais maduro politicamente.

Compartilhe isso:


DE WALTER RODRIGUES FILHO



Se você coloca um sapo numa panela de água fria e vai esquentando aos poucos a água, o sapo não pula fora mas morre cozido depois de algum tempo. 
O calorzinho crescente tem o efeito de ir entorpecendo o bicho e ele perde a noção do que está acontecendo e acaba cozido…em silêncio.
Já se você pega um sapo e joga dentro de uma panela de água fervendo o bicho vai pular que nem que nem e vai acabar saindo da panela, meio chamuscado mas vivo e arisco.
Nossa situação no Brasil de hoje, com o Estado Vampiro, a coisa é parecida: – a cada absurdo que vemos os agentes públicos fazerem falamos a nós mesmos que aquilo não é possível que esteja acontecendo e que algo vai estancar a coisa antes que ela avance mais.
E a coisa vai avançando mais e mais…até o dia que a gente “cozinhou” e já não pode mais fazer nada.
Temos que reagir a todo e qualquer abuso de autoridade dos agentes públicos que se esquecem que exercem função e que devem SERVIR à Nação e não serem servidos por nós cidadãos e contribuintes. 
Toda vez que ficamos inertes diante do abuso e do desvio de poder estamos sendo devidamente “cozinhados” em banho maria…

O PROFESSOR/CIDADÃO "CACÁ":.



















PRIMEIRA NOTA:Em evento com a presença do deputado estadual Hamilton Pereira (PT) no último domingo (29/5/11), o Diretório Municipal de Tatuí recebeu oficialmente novos filiados em seu quadro. 
Os professores Carlos Augusto Campos Valio (Cacá), Djalma Benedito Mathias, Márcio Fernandes e Dácio Vieira de Camargo Neto (membro da APEOESP), todos ex-integrantes e fundadores do PSOL, estiveram na Câmara Municipal para se filiar ao Partido dos Trabalhadores.
Por divergências com a antiga direção do PT de Tatuí, o grupo havia deixado o Partido após um longo período de militância e trabalho político-partidário. 
"Com a mudança de direção e com a ascensão do Marinho à presidência do Partido dos Trabalhadores, o grupo passou a considerar a hipótese do retorno às suas origens ideológicas, hipótese concretizada neste evento", afirmou Cacá.
Na ocasião foi anunciado o lançamento do Setorial de Educação do Partido, órgão anexado ao diretório responsável em ouvir, discutir e fomentar políticas públicas para a educação municipal.
Com cerca de 30 participantes, a mesa foi composta pelo deputado Hamilton Pereira, pelo assessor do deputado federal, líder da bancada na Câmara Federal, Paulo Teixeira, Daniel Lopes, pelo presidente do PT de Tatuí, Mário Luis Rodrigues da Costa, o Marinho, pelo vereador petista, Vicente Menezes, presidente da Câmara de Tatuí, e professor Cacá representando os novos filiados.
Em seus discursos os novos filiados destacaram por unanimidade o empenho da nova executiva do PT em fazer o partido de Lula e Dilma crescer em Tatuí e região, crescimento este em quantidade, mas acima de tudo em qualidade.
Encerrando o evento, Hamilton Pereira destacou as grandes dificuldades encontradas no governo estadual, como o descaso do governo paulista com a educação, apesar do marketing político explorado nas últimas eleições. Ele também parabenizou o PT Tatuiano pela forma que está sendo dirigido e pelas conquistas alcançadas.
Foi lançada uma campanha em fevereiro deste ano que tem como objetivo alcançar a marca de 2013 filiados. Os eventos deverão ocorrer mensalmente, como parte das atividades de divulgação e apresentação à militância e à comunidade política.
O próximo evento está agendo para o dia 18 de junho. A direção promete a filiação de um importante empresário de Tatuí, disposto a colocar seu nome a serviço do partido.
Fonte: Informações do site do vereador Vicentão (www.vicentao.com.br)

SEGUNDA NOTA: Sinpro Vales elege nova diretoria/2.012.

O Sinpro Vales, que representa professores de Indaiatuba, Salto e Itu, realizou eleições entre os dias 17 e 21 de setembro de 2.012.
Com participação massiva dos docentes da região, a chapa “Crescer” recebeu 97,80% dos votos válidos.
A presidência do sindicato continuará com o professor Gentil Gonçales Filho e o mandato tem duração de três anos.
Veja quem faz parte da diretoria eleita:
Diretoria Administrativa:
Gentil Gonçales Filho – Presidente.
Reinaldo Pinto Osório – Vice-Presidente.
Edvaldo Aparecido Francisco – Secretário-Geral.
Evando Cardoso – Primeiro-Secretário.
Mirlei Antonio Casale – Tesoureiro-Geral.
André Janotte Guirado – Primeiro-Tesoureiro.
Rosemeire Crepaldi Domingues Cesar – Secretário de Assuntos Jurídicos e Previdenciários.
Carla Mitsy Fernandes Fujii – Secretário de Imprensa e Divulgação.
Conselho fiscal:
Inesita Carneiro Daitx
Maria de Fátima Fernandes Fujii
Carlos Augusto de Campos Valio
Fonte: FEPESP

TERCEIRA NOTA: PROFESSORES DO ANGLO NO CANAL FUTURA

O professor de História do Colégio Cidade de Itu (Itu/SP) e Anglo Tatuí (Tatuí/SP), Carlos Augusto Valio, participou da gravação da minissérie infanto-juvenil “Família Imperial”, produzida pelo Canal Futura. 
“Vale a pena os alunos assistirem para aprender um pouco mais sobre nossa história”, diz o diretor da escola Fábio Augusto de Oliveira Silva.
O programa estreou no dia 12 de outubro de 2.012, e teve 20 episódios.
Professor Cacá, como é conhecido pelos alunos, teve participação como historiador e comentarista no primeiro episódio da minissérie. 
O programa contou a história de Iara e Lucrécia, duas moças da mesma família que nasceram em séculos diferentes. Insatisfeitas com a época em que viviam, elas decidiram trocar de lugar com a ajuda de uma penteadeira mágica, e embarcaram em uma viagem no tempo. 
Lucrécia foi para o futuro em 2012, e Iara viveu aventuras do século XIX, passando pelos anos mais importantes do Brasil Império.

Professor Carlos Augusto de Campos Valio, o professor Cacá.



Graduado e Pós- Graduado em História, é professor há 18 anos.
Leciona para o Ensino Médio e Pré Vestibular desde 1997 em Itu.

O texto "20 ANOS DE INTERNET", a seguir, é de sua autoria:
(Quarta-feira, 16 de novembro de 2005 in Itu.com.br)

A Internet faz 20 anos. 
A rede mundial de computadores surgiu em meio à Guerra-Fria como necessidade de estabelecer uma comunicação segura e sigilosa no Pentágono, centro de decisões militares dos EUA. Nestas duas últimas décadas a Internet interligou e integrou a sociedade civil do mundo todo. 
Com apenas um computador pessoal acoplado a uma rede de telefonia permite que o indivíduo mantenha contato com todos os cantos do planeta ao teclar uma seqüência de letras e ícones. Pode-se então navegar na Rede obtendo vasto conhecimento e também desfrutando de entretenimento quase inesgotável. 
Se quiséssemos avaliar a Internet de forma maniqueísta, isto é, a sua utilização tanto para o bem tanto para o mal encontraríamos um certo equilíbrio. 
Certamente o banco de dados, informações e conhecimentos acerca de todas as coisas é o grande fetiche do internauta. 
Os serviços disponíveis na Rede facilitam demasiadamente o cotidiano das pessoas. 
A educação por exemplo, na pública ou na particular, dos primeiros anos de vida à pós graduação, vem se apropriando da Internet como uma preciosa ferramenta na relação ensino-aprendizado. 
O estudante de qualquer ciclo ou nível tem a sua disposição um arsenal fantástico de sites a consultar para os mais variados fins. O professor, de qualquer disciplina também possui, na Internet, importante cabedal de recursos didáticos e pedagógicos para a sua aula do dia-a-dia. 
Talvez falte para uma melhor utilização da Internet nas relações de aprendizagem uma metodologia estritamente voltada para esta tecnologia e que transite fora do senso comum. 
O mal também está presente na Internet. 
O sistema financeiro e bancário do mundo todo se arma até os dentes para tentar evitar a fraude. 
Muitos bilhões de dólares escoam pelo ralo através da pirataria. O sexo está cada vez mais banalizado pela pornografia virtual. Até o terrorismo que ameaça a paz mundial se utiliza da Internet para anunciar ao mundo uma nova investida. 
Contudo a Internet está presente na vida de boa parcela da população do planeta. 
As pessoas construíram uma rotina de trabalho e de lazer dependente da Rede Mundial de Computadores. 
Nestes 20 anos algumas perguntas nos calam ou nos forçam a uma resposta emblemática. 
Como estas: 
1. Como seria o mundo ou a humanidade sem a Internet hoje?
2. Como será a internet daqui 20 anos? 
– quem viver, verá.

quarta-feira, 13 de março de 2013

O NETO DE GABRIEL VALIO

A cerimônia de posse dos assessores que vão ajudar a administrar a Associação dos Funcionários Públicos do Município de São Bernardo do Campo nos próximos dois anos aconteceu no 2 de agosto, na Sede Náutica em 01.02.2011. 
Confira quem são: 
Nilson Pinheiro, 1º Assessor de Secretaria; 
Paulo Guilherme Sundfeld, 2º Assessor de Secretaria; 
Carlos Roberto Maciel, 1º Assessor Financeiro; 
Ronaldo Batista Vicente, 2º Assessor Financeiro; 
Sérgio Pasin, Assessor da Sede Urbana; 
Reinaldo Silva Lima, Assessor da Sede Náutica; 
Gerson Corrêa, Assessor da Sede Campo Nova Petrópolis; Nicivaldo Costa de Oliveira Araújo, Assessor de Comunicação; Antônio Marcos Pereira, Assessor de Marketing; 
Durval Freire, Assessor de Informática; 
Marcos José Knabben, Assessor de Patrimônio; 
Luis Carlos Muraro, Assessor de Sauna Masculina; 
Sueli Alves Barbosa, Assessor de Sauna Feminina; 
Eunyce Pint Pedroso, Assessora da Terceira Idade; 
Neide Monteiro Traldi e Cristina Gastaldo Casari, Assessoras do Depec; 
José Guilherme B. Silveira Filho, Assessor de Esporte; 
Adalgisa Maria Bassani, Alaor Almeida Godói, Aristides Amorin Gonçalves, Cláudio Furtado, Edu Paulo Roquetti, Fábio Henrique Mozer, Francisco Maganha Segura, Gabriel Valio Neto, José Manuel de Jesus Agrela, José Xavier de Oliveira, Luis Carlos Pereira, Luiz Antônio Bonício, Luiz Francisco Domene, Marcos Martorelli, Maria Orian Gerbelli, Milto de Oliveira, Oswaldo Haruo Umemura, Paulo José Farina, Pietro Loporchio Júnior, Plínio Gennari, Roberto Castro de Lacerda, Sílvia de Jesus Pinella e Walquíria Ferrari Schneider, Assessores Adjuntos; Dércio Gil Júnior, Jair Donizetti dos Santos, Júlio César Couto, Lenira Aparecida de Andrade e Silva e Renata Valdrighi Ramos de Paula, Comissão Disciplinar; Gilmar Cândido, João Martins Borges, Joel Dantas Júnior e Roberto Luis de Oliveira, Grupo de Apoio ao Presidente.

terça-feira, 12 de março de 2013

UM POEMA PARA MEU AVÔ

                                   

                   








E enquanto meu avô então morria
Ao lado da matriz onde morava
A passeata na rua acontecia
Na festa da primeira oligarquia 
Aqui nascida. Os rojões espocavam...

A morte chegando nesse marasmo
De vaias, afinal, acontecera. 
Era o povo que gritava inflamado 
Pelos poderosos que no passado 
Esta cidade tanto adormeceram. 

Quase meio século a fantasia 
Da mente não consegue ultrapassar.
Tão pequeno o povo se tornou cativo 
Do poder de facções interativas 
Que teimam sempre em querer retornar. 

Os frutos do passado envelhecidos 
História não fizeram, só quimeras 
Herdadas dos avós que não souberam 
Decifrar as diferenças entre as feras 
Que comeram nossa fome de progresso. 

O major avisava. Ele sabia
Dos planos políticos do lugar
Mas o povo nunca soube entender 
Nem exigir e nem compreender 
Os direitos e as chances de encontrar. 

Nem toda planta dá frutos, Major, 
Nem tudo que existe eterno será 
Mas parece que o caminho da grandeza, 
Do alimento futuro à nova história 
É como o pó que flutua sem glória. 
E esta gente jamais conhecerá. 

(Luiza Valio)

UMA CARTA DE JAIRO VALIO


Cara prima Luiza Valio.

Entrei em seu blog pelo google e pode ter certeza:- À partir de hoje você tem um fã, pois adorei ter a família Valio com o destaque que é merecedora, dada a importância de seus membros nas cidades onde viveram, principalmente Pilar do Sul, São Miguel Arcanjo e Itapetininga e os descendentes de hoje, morando nas mesmas cidades.
Conheci com isso muitos descendentes que jamais imaginaria existirem, principalmente os mais jovens.
No entanto, gostaria de mencionar alguns nomes que você colocou, principalmente afirmando que a família Valio descende de José Valio.
Acredito que José Valio que você menciona seja o Dr. José Valio, médico que residiu em Presidente Prudente e já faleceu. Na verdade, descendem de Elias Valio, todos nascidos em Pilar do Sul e depois foram morar em Itapetininga, com exceção de meu pai, Gabriel Valio.
Peço também acrescentar que dos descendentes de Gabriel Valio foram os irmãos Benedito Valio, já falecido, Jairo Valio, Denis Valio, Maria José Valio e Therezinha Aparecida Valio.
A pessoa mais indicada para falar de Gentil Valio, que você está procurando saber de sua biografia é Decio Valio Marques, meu primo que reside em Itapetininga, fone 015-32711796, filho de José Marques, que foi Coletor em Pilar do Sul. 
Outro que sabe muito sobre a familia Valio é Nelson Valio, filho de Angelo Valio, que inclusive está em seu blog com um belo texto - Seu fone- 15-32713319.
Vi minha carinha já estampada no seu blog e de minha irmã There Valio - A minha inclusive atualizada e não mereço tanto o que escreveu sobre mim.
Agradeço no entanto seu carinho e sua atenção para comigo.
Coloco-me à disposição para ajudar no que for possível dentro de minhas limitações e como você fez propaganda do meu livro "Nascente das Águas", preciso colocar no correio um exemplar com a máxima urgência como meu presente que muito me orgulhará.
Um abração.
Jairo Valio

OBS: Fica aqui minha decepção: jamais recebi o aludido "Nascente das Águas" prometido.

quarta-feira, 6 de março de 2013

TIAGO VÁLIO




Tiago - de azul - nasceu em Capão no dia 13 de março de 1.982.
Atualmente reside em Itapetininga.